About

On 14 maio 2009 1 comentários


A Capela de Santa Tereza D'Ávila é localizada na Comunidade Mina Brejuí, há 8 Km da cidade de Currais Novos. Construída pelo o Desembargador Tomaz Salustino, foi abençoada e inaugurada no dia 29 de junho de 1954 pelo reverendíssimo bispo dom José de Medeiros Delgado, primeiro bispo da Diocese de Caicó. Na oportunidade foi introduzida a imagem da padroeira, Santa Tereza, esta escolhida para homenagear a sua esposa, Tereza Bezerra Salustino.



Na sua arquitetura são encontradas características das Igrejas Européias, sendo projetada por um arquiteto fracês. Os mármores foram importados da Itália, os lustres de Minas Gerais, e a imagem de Santa Tereza D'Ávila foi trazida em um navio vindo de Portugal, junto com o vitral da sagrada Família que está acima do altar.

A capela de Santa Tereza pertence à Diocese de Caicó, é assistida pelos sacerdotes da paróquia de Santa’Ana e mantida pela comunidade.



Como eventos sócio-culturais, destacamos entre os mais tradicionais: O Dia do trabalhador - missa e desfile em homenagem aos trabalhadores da Mineração Tomaz Salustino - sendo que hoje não existe mais essa tradição; e, a missa oficial da Mineração, que acontece até os dias atuais no dia seis de setembro, quando é celebrado o aniversario do desembargador Tomaz Salustino (in memóriam).



Após 37 anos de construção, no ano de 1992 é comemorada a primeira festa na comunidade durante alguns dias do mês de outubro - sendo que o dia oficial de Santa Tereza é o 15; sua programação é composta de alvorada, novenário, primeira comunhão, missa solene e procissão. Também foi acrescentada a parte social que até hoje vem acontecendo anualmente.



Veja Fotos da Igreja ---------> Clique Aqui
Faça um virtual Tur ---------> Clique Aqui

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou espírita, mas sou simplesmente........apaixonada por Santa Teresa Davila.....Queria ter tido o enorme prazer de te-la conhecido e partilhado junto a ela! Deus te abençoe....Santa Teresa Davila....com muita luz e energia!
De sua eterna amiga e admiradora.....Dionei!

Postar um comentário